Fundada em 11 de março de 1963, por 55 servidores da prefeitura da capital gaúcha, a AIAMU é a Associação dos Auditores Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre, entidade que representa essa importante categoria do serviço público municipal, em todos os seus aspectos.
Desde o surgimento da AIAMU até os dias de hoje, muitas mudanças ocorreram. Basta lembrar que em 1963 o presidente da República era João Goulart. A televisão engatinhava, apresentando suas primeiras novelas. Os Beatles recém conquistavam seu primeiro disco de prata. O homem ainda sonhava em chegar à Lua.
Foi em meio a tantas transformações sociais, econômicas e políticas que a AIAMU cresceu e se desenvolveu, estando hoje entre as associações representativas mais importantes do País no seu segmento, sendo referência em áreas fundamentais de atuação. Externamente é reconhecida por sua coragem e força na luta pelas prerrogativas do funcionalismo. No âmbito interno, destaca-se por oferecer a seus associados uma estrutura de serviços moderna e diversificada. Foi a AIAMU, por exemplo, que em 1985, juntamente com o Executivo e outras associações, teve papel fundamental na elaboração do primeiro plano de carreira dos fiscais e do Estatuto do Funcionalismo Público Municipal. Participou, ainda, de outras mudanças importantes. O segundo plano de carreira, em 1988, e o ingresso da categoria no Regime de Dedicação Exclusiva, em 1995. Nos anos de 2003 e 2004 integrou a União Gaúcha em Defesa da Previdência Social Pública e o Fórum das Entidades de Servidores Municipais. Também em 2004, fez campanha pública contra o perdão de dívidas concedido pelo governo da época, num montante de mais de R$ 150 milhões.
Esse envolvimento e posicionamento tornou a AIAMU respeitada pelo funcionalismo e pelos integrantes dos poderes Executivo e Legislativo, municipais e estaduais.
Hoje, a AIAMU representa 174 Auditores Fiscais, profissionais da mais alta qualificação, que atuam na fiscalização, orientação e educação tributária. É através do trabalho dos Auditores Fiscais que a cidade de Porto Alegre arrecada os recursos financeiros necessários para o custeio da educação, saúde, segurança e infraestrutura.
A sociedade, aliás, sempre esteve no foco da AIAMU. Consciente da necessidade de levar informação ao cidadão, a associação desenvolve campanhas educativas e de esclarecimento sobre tributos municipais. Dessas campanhas nasceram o Código Tributário do Município de Porto Alegre, em 1996, única compilação de leis fiscais da cidade, e o Guia do Contribuinte, em 1998. Lançado em parceria com o Sebrae e a prefeitura, o guia explica detalhadamente, e de forma acessível, as características de cada imposto.
Assim é a AIAMU. Presente na vida dos Auditores Fiscais, auxiliando, apoiando e lutando pelas causas da categoria, sem deixar de lado seu papel social e de interação permanente com a comunidade.
Um exemplo concreto ocorreu durante a pandemia, em 2020 e 2021. Em nenhum momento a categoria parou ou o trabalho sofreu alguma interrupção. Inovações tecnológicas, adaptação ao trabalho remoto e modernização de processos fizeram com que a cidade de Porto Alegre seguisse firme na área fazendária, inclusive batendo recordes de arrecadação e recuperação de débitos. A AIAMU sente-se orgulhosa em representar uma categoria que está sempre à frente, resiliente e com enorme capacidade de vencer desafios.