Quem não pode ir ao evento de 59 anos da AIAMU tem a oportunidade de saber um pouco mais, lendo os pronunciamentos feitos na cerimônia. Primeiro, o texto institucional da Associação, e, na sequência, o discurso do presidente Johnny Bertoletti Racic.

Fundada em 11 de março de 1963, a Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre, a AIAMU, comemora os seus 59 anos numa feliz coincidência, no mesmo mês do aniversário de Porto Alegre, que neste ano está festejando os seus 250 anos, a qual nós parabenizamos na pessoa do Senhor Prefeito Sebastião Melo.

Parabéns, Porto Alegre!

Nosso último almoço de comemoração foi em março de 2019, em 2020 e 2021 não foi possível comemorarmos em razão da pandemia.

Neste período os Auditores Fiscais, mesmo com todas as restrições impostas pela pandemia, não pararam em momento algum, antes pelo contrário, foram extremamente exigidos, e prontamente responderam demonstrando toda a sua capacidade.

Os ajustes, adaptações, inovações, o uso da tecnologia e a resiliência da categoria foram fundamentais para as soluções criadas e implementadas, permitindo que a Receita Municipal não parasse de atender os Porto Alegrenses.
Somos extremamente aplicados em oferecer ao município o melhor em termos de um serviço público qualificado e especializado na área da receita e temos a busca pela evolução permanente como uma doutrina.

Dentre outros exemplos, atualmente buscamos trabalhar nas auditorias preventivas em detrimento das auditorias reativas, punitivas, buscamos o diálogo, a orientação aos contribuintes, valorizando a boa-fé dos empreendedores.
Não é por outro motivo que a nossa cidade é exemplo em fiscalização, arrecadação e cobrança para o país.

Nosso trabalho, em especial quando conta com recursos humanos, tecnológicos e materiais adequados, cresce continuamente no sentido de promover mais justiça fiscal e, consecutivamente, justiça social.

A nossa categoria é privilegiada em profissionais altamente qualificados, que suplantaram milhares de candidatos para conseguir sucesso no concurso cujo ingresso não é o fim, mas o início de uma carreira exigente, com muita responsabilidade, riscos, dedicação completa e atualização permanente.
Muitos são os Auditores Fiscais com duas ou três faculdades, especializações, mestrados, doutorados, professores universitários, especialistas altamente qualificados no conhecimento da tributação e da gestão municipal.

A AIAMU também contribui para a qualificação contínua dos associados, patrocinando a sua participação em seminários, cursos e palestras importantes em todo o país. Contribuímos também para o aperfeiçoamento das administrações tributárias de outros municípios, que convergem para Porto Alegre buscando conhecimento, sendo uma referência nacional do ponto de vista científico. Exemplo disso é o nosso SEMAAT – Seminário AIAMU de Administração Tributária Municipal, criado em 2012 e interrompido pela pandemia, o qual retomaremos este ano.

Quem ganha com tamanha qualificação é a gestão municipal, é o Município, é a população de Porto Alegre, que colhe os resultados do árduo trabalho desenvolvido pela categoria.
Em sua trajetória de 59 anos, a AIAMU consolidou-se como referência também no âmbito das entidades representativas dos fiscos municipais no estado e no país, sendo reconhecida pela sua competência, profissionalismo conhecimento, civilidade, educação e cortesia.

Atributos demonstrados recentemente nas discussões da reforma da previdência, em que muitos dos nossos convidados aqui presentes são testemunhas. Mesmo nos momentos mais densos, a AIAMU manteve seus princípios, a calma e o respeito com as demais opiniões e posicionamentos, contribuindo e buscando sempre o melhor resultado para todos.
Nunca participamos de forma binária, sim ou não. Sempre buscaremos o consenso, o melhor caminho para que todas as partes envolvidas possam usufruir do resultado.
A defesa das prerrogativas e atribuições do Cargo de Auditor Fiscal é uma das maiores responsabilidades da AIAMU, nestas quase seis décadas sempre esteve à frente na defesa da carreira e sempre estará.

E neste quesito, a ninguém é benéfico uma carreira de auditor fiscal fraca, exceto aos maus contribuintes.
A AIAMU tem um importante papel na busca da justiça tributária e na luta por um sistema tributário que fortaleça o federalismo, e tem sólida opinião da necessidade de manter a autonomia municipal e o ISSQN próprio, apoiando a emenda do Simplifica Já.

Senhores, é preciso ter autonomia para adotar medidas que propiciem a busca de recursos que viabilizarão, entre outras funções do município, a adequada prestação do serviço público e o incentivo ao empreendedorismo, que proporcionarão a promoção do bem-estar social.

A AIAMU estará sempre pronta para participar dos destinos da nossa cidade.