A AIAMU – Associação dos Auditores Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre – celebra juntamente com a categoria o excelente resultado das finanças da capital gaúcha em 2021. “É muito bom ver esse resultado, que vem da gestão do município, associada ao trabalho técnico, inovador e muito qualificado da Receita Municipal”, observa o presidente da AIAMU, Johnny Bertoletti Racic. “Todos os nossos colegas e as nossas colegas estão de parabéns.”
O desempenho das finanças de Porto Alegre em 2021 foi detalhado pelo secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, na segunda-feira, 21, durante a sessão ordinária do Legislativo no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre (CMPA). De acordo com o secretário, o município alcançou o equilíbrio estrutural em suas finanças, com resultados consistentes e que permitem dar continuidade aos investimentos na cidade.
“As receitas somaram R$ 9,2 bilhões, enquanto as despesas ficaram em R$ 8,4 bilhões. Com responsabilidade na gestão, as receitas foram ampliadas sem aumento de carga tributária e foram reduzidas, apenas, as despesas meio, mantendo a ampliação de serviços para a população”, disse Fantinel.
A apresentação abordou a gestão tributária, gestão financeira, gestão previdenciária e melhoria de ambiente de negócios. O secretário também falou sobre os Projetos de Leis (PLs), aprovados pelos vereadores, que refletiram na qualidade da gestão dos recursos públicos e na entrega de melhores serviços para a cidade.
Ao encerrar sua manifestação na tribuna da Câmara, o secretário garantiu: “Atingimos o superávit e que bom que conseguimos isso, porque possibilita que projetemos o futuro. Mas, nós temos a tranquilidade e ciência de que esta administração não existe para gerar superávit. Esta administração existe para melhorar a cidade e é nisso que focamos”, enfatiza Fantinel.